Projeto
Interdisciplinar: Happy Pi Day ( Feliz
Dia do Pi)
Lucilene
Siqueira da Silva
Daniela
Foresti Marciano
Joelma
Magalhães de Souza
Selma
Santos da Silva
Idelvânia
de Souza
Solange
de Oliveira
Luciane
Gomes Barbosa
Unidade Escolar: E. E. Nagib Miguel
Elchmer
Disciplinas: Matemática, Orientação
de Estudos, Práticas Experimentais de matemática e Inglês.
Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º
ano.
Duração: De 11 a 15 de março
de 2019
Justificativa:
A
letra grega π (Pi) é uma famosa constante matemática lembrada todo dia 14 de
março desde 1988, há 31 anos. A data foi escolhida porque, geralmente, o valor
atribuído a Pi é 3,14. Em países de língua inglesa o mês vem antes do dia, ou
seja, 3/14. Em outros locais como no Brasil, o padrão é primeiro o dia seguido
do mês 14/3.
Objetivos:
Ø
Trabalhar
de forma lúdica o conceito de Pi e a origem da data comemorativa Happy Pi day, dia do Pi, possibilitando
aos alunos a construção de um conhecimento significativo.
Ø
Conhecer
a origem do nome Pi;
Ø
Demonstrar
que Pi é um número irracional, ou seja, infinito não periódico;
Ø Conhecer a circunferência, seus
principais elementos, suas características e suas partes.
Ø Compreender o significado do Pi
como uma razão e sua utilização no cálculo do perímetro e da área da
circunferência.
Ø Reconhecer o Pi no cotidiano.
Conteúdos:
-
Número irracional;
- O
número π;
- A
circunferência, o círculo e suas partes.
Atividades:
Investigando o dia do Pi., formação de palavras com a sílaba Pi., Pi um número
irracional, Construindo o número Pi. , cruzadinhas com pesquisa no número Pi,
pinturas, recortes, vídeos sobre o tema Pi.
2º momento: Haverá um circuito com
estações de atividades com o envolvimento de todos os professores, seja com
explicações , seja com a corresponsabilidade para que os alunos se movimentem
pela escola. Após o circuito haverá uma socialização dos trabalhos realizados,
através de exposição no espaço físico da
escola.
Recursos:
Ø
Objetos
circulares;
Ø
Barbantes;
Ø
Papel
Craft;
Ø
Cartolina;
Ø
Cola,
tesoura e lápis de cor;
Ø
Folha
de atividades propostas.
Avaliação:
Ø
Contextualizar
com todos, professores e alunos sobre a experiência utilizada para alcançar os
objetivos
Ø
Participação
nas atividades propostas individuais, em dupla ou em grupo;
Ø
Socialização.
Sem comentários:
Enviar um comentário