Projeto Interdisciplinar: Happy Pi Day ( Feliz Dia do Pi)



 







 
 



Projeto Interdisciplinar: Happy Pi Day ( Feliz Dia do Pi)

 Professoras responsáveis:
Lucilene Siqueira da Silva
Daniela Foresti Marciano
Joelma Magalhães de Souza
Selma Santos da Silva
Idelvânia de Souza
Solange de Oliveira
Luciane Gomes Barbosa

Unidade Escolar: E. E. Nagib Miguel Elchmer
Disciplinas: Matemática, Orientação de Estudos, Práticas Experimentais de matemática e Inglês.
Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano.
Duração: De 11 a 15 de março de 2019

Justificativa:
A letra grega π (Pi) é uma famosa constante matemática lembrada todo dia 14 de março desde 1988, há 31 anos. A data foi escolhida porque, geralmente, o valor atribuído a Pi é 3,14. Em países de língua inglesa o mês vem antes do dia, ou seja, 3/14. Em outros locais como no Brasil, o padrão é primeiro o dia seguido do mês 14/3.

Objetivos:
Ø  Trabalhar de forma lúdica o conceito de Pi e a origem da data comemorativa Happy Pi day, dia do Pi, possibilitando aos alunos a construção de um conhecimento significativo.
Ø  Conhecer a origem do nome Pi;
Ø  Demonstrar que Pi é um número irracional, ou seja, infinito não periódico;
Ø  Conhecer a circunferência, seus principais elementos, suas características e suas partes.
Ø  Compreender o significado do Pi como uma razão e sua utilização no cálculo do perímetro e da área da circunferência.
Ø  Reconhecer o Pi no cotidiano.
  
Conteúdos:
- Número irracional;
- O número π;
- A circunferência, o círculo e suas partes.

 Metodologia:
 1º momento: Cada turma desenvolverá uma atividade de acordo com a série/ ano.
Atividades: Investigando o dia do Pi., formação de palavras com a sílaba Pi., Pi um número irracional, Construindo o número Pi. , cruzadinhas com pesquisa no número Pi, pinturas, recortes, vídeos sobre o tema Pi.

2º momento: Haverá um circuito com estações de atividades com o envolvimento de todos os professores, seja com explicações , seja com a corresponsabilidade para que os alunos se movimentem pela escola. Após o circuito haverá uma socialização dos trabalhos realizados, através de exposição no espaço físico da  escola.

Recursos:
Ø  Objetos circulares;
Ø  Barbantes;
Ø  Papel Craft;
Ø  Cartolina;
Ø  Cola, tesoura e lápis de cor;
Ø  Folha de atividades propostas.

Avaliação:
Ø  Contextualizar com todos, professores e alunos sobre a experiência utilizada para alcançar os objetivos
Ø  Participação nas atividades propostas individuais, em dupla ou em grupo;
Ø  Socialização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Handebol Bronze

 Parabéns!!