DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ
E.E. PROF. NAGIB MIGUEL
ELCHMER
Data:
30/07 e 31/07/2018
Horário: 8h às 17h.
Café:
10h às 10:15min
Almoço: 12h às 13:30min
Café tarde: 15h
às 15:30mim
Local: Multiuso
Entrada
de Boas-Vindas.
Canção do
dia de sempre
Tão bom viver
dia a dia…
A vida assim, jamais cansa…
A vida assim, jamais cansa…
Viver tão só de
momentos
Como estas nuvens no céu…
Como estas nuvens no céu…
E só ganhar,
toda a vida,
Inexperiência… esperança…
Inexperiência… esperança…
E a rosa louca
dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um
nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais
continua,
Tudo vai recomeçar!
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma
lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas…
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas…
Mário Quintana
“Nessa “canção do dia de sempre”,
por exemplo, imagens e metáforas promovem estranhamento e tornam-no diferente
de outros tipos de textos não artísticos. O eu-poético nos convida a viver cada
dia como fosse o único, pois, embora aparentemente a rotina consiga transformar
o tempo em dias em iguais, comparados às nuvens e a determinado rio, eles não o
são. A cada novo amanhecer há novas nuvens movimentando na estratosfera, e o
rio, ainda que siga o curso de sempre, é outra a água que por ele passa. Assim,
a cada novo dia há perspectivas e desafios distintos os quais o fazem diferente
do anterior. Ou, mesmo que sejam os mesmos, o olhar, as forças e o jeito de
encará-los são diferentes.
Mas os leitores distraídos,
aqueles que ficam presos ao passado, às perdas e desventuras, à “rosa louca dos
ventos”, esses não percebem o recomeço exigido a cada novo dia, por isso param
de sonhar, como revelam os últimos versos. Então, podemos afirmar que, simples
e despretensioso, o poema desafia o leitor a pensar, seja em elementos
corriqueiros que o automatismo cotidiano encobre, como nuvens, rio, rosa,
chapéu. E também em aspectos extremamente importantes como a vida, os sonhos,
os valores que preservamos ou deixamos escapar pelos dedos da monotonia e da
falta de esperança. ”
Desenvolvimento:
·
Apresentação da equipe
e mensagem inicial:
·
Entrega da pauta
·
Boas vindas - Diretora
Claudia
·
Atividade reflexiva
sobre o vídeo Alinhamentos
·
Replanejamento - 2º
Semestre de 2018
Contextualização:
A
Orientação Técnica da Diretoria de Ensino de Santo André: Professor Coordenador
Geral e orientações do Ciclo de acompanhamento formativo subsidiaram as ações
previstas nesta pauta para nortear o Replanejamento de 2018. Analisaremos os
resultados e metas atingidas ou não no primeiro semestre de 2018 e realizaremos
o *PDCA, visando o planejamento e organização das ações para o segundo semestre
de 2018.
*O PDCA é uma ferramenta da Qualidade utilizada no controle de processos, que tem como foco a solução de problemas. Sua
aplicação consiste em quatro fases:
P (plan: planejar): seleção
de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de
medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados
esperados;
D (do: fazer):
implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;
C (check: verificar): análise
dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do
plano;
A (act: agir): caso
tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo
padrão.
Objetivos:
Subsidiar o trabalho dos
professores no replanejamento do ano letivo;
Realizar
o PDCA do primeiro semestre de 2018;
Analisar
os indicadores internos e externos Avaliação das Aprendizagens em Processo;
Planejar
o segundo semestre de 2018, retomando o Plano de Ação – Ferramenta de Gestão da
escola
Conteúdos:
· Plano de Ação 2018 –
Habilidades/Acompanhamento
· Retomando o
planejamento – corrigindo rumos
· Indicadores internos e externos
· Avaliação da Aprendizagem
em Processo
(Alinhamentos
Verticais e Horizontais – Educação)
· Encerramento
do Nivelamento/2018 com uma aplicação de atividade de saída contemplando as
habilidades desenvolvidas
1º momento
Diálogo sobre Plano de
Ação e Programa PEI - pela Direção
Objetivos Específicos:
·
Retomar
a missão, valores e visão do PEI. (Diretora)
·
Refletir
sobre o Plano de Ação –primeiro semestre.
2º Momento
Projeto Político
Pedagógico - PPP
Objetivos Específicos:
·
Retomar
o Modelo Pedagógico de Gestão (Princípios e Premissas).
·
Identificar
as ações exitosas nos Modelos de Gestão e Pedagógico.
·
Identificar
as ações que não obtiveram sucesso ou que necessita de melhoria nos Modelos de
Gestão e Pedagógico.
·
Realizar
a colheita de ações de melhoria e de continuidade para os próximos seis meses.
3º Momento
· Apresentação dos resultados gerais do primeiro semestre
pela PCG.
Objetivos Específicos:
· Mapão
· Refletir
sobre os resultados do primeiro semestre do currículo comum e parte
diversificada.
· Utilizar
os indicadores no planejamento de ações e revisão de ações para segundo
semestre de 2018.
· Elaboração
do Plano de ação – Habilidades não desenvolvidas
Tutoria:
Objetivos Específicos
· Impactar
a aprendizagem dos alunos por meio da tutoria, incentivando, os seus Projetos
de Vida
· Aprimorar
o processo de ensino-aprendizagem
Vice-Diretora – Regina
·
Apresentação
da proposta de tutoria
·
Socialização
sobre a importância da tutoria na educação
5º Momento
· Apresentação dos resultados nas áreas de conhecimento e das
Avaliações da Aprendizagem em Processo pelos PCAs de área e professores.
Objetivos Específicos:
·
Refletir
sobre os resultados do primeiro semestre do currículo comum.
·
Utilizar
os indicadores no planejamento de ações e revisão de ações para segundo
semestre de 2018.
·
Identificar
as expectativas dos professores com relação às ações do início do ano e as
expectativas para o segundo semestre de 2018.
6º Momento
Finalização (3º
momento)
Elaboração
do Plano de ação – Habilidades não desenvolvidas
· Referências
Secretaria da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação –
CGEB: Juntos pela Aprendizagem; GUIA DE
PLANEJAMENTO – 2018
São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Gestor: gestão do currículo
na escola / volume 3 / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês
Fini; autoria, Zuleika de Felice Murrie – São Paulo: SEE, 2009. Volume 3.
_____________________________ Plano de Ação
Participativo para Escolas 2012 – Guia de Elaboração. São Paulo: SEE, 2012.
Volume 1.
____________________________ Modelo de Gestão
do Programa Ensino Integral: Ensino Integral; Caderno do Gestor. Secretaria da
Educação; coordenação, Valéria de Souza; textos, Maria Camila Mourão Mendonça
de Barros. – São Paulo: SE, 2014.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo:
SE, 2012.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São
Paulo: SE, 2012.
SÃO
PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Currículo do Estado de São Paulo:
Linguagens Códigos e suas
tecnologias. São Paulo: SE, 2012.
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