TURMAS:
Alunos do 6º Ano ao 9º Ano
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PROFESSORES:
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JUSTIFICATIVA:
Em
meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se
necessário repensar as ações diante das atitudes de desrespeito com os
afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo
historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as séries
iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e
valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e
convivência harmônica com a diversidade.
No campo da educação, promover uma
educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a
diversidade deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem
condições para que os alunos (as) desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem
consciência de suas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a
constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois o preconceito e o
racismo são formas de violência. Diante disso, quais as situações que há
possibilidades de mudança? Qual seria a contribuição concreta da escola para
viabilizar o processo de conscientização das pessoas? São perguntas que o
projeto prevê responder através de um olhar interdisciplinar.
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OBJETIVOS:
• Valorizar
a cultura negra e os afrodescendentes na escola e fora dela;
• Promover
a reflexão e resgate da identidade negra;
·
Promover
o crescimento do aluno como ser crítico;
·
Oferecer
aos alunos conhecimentos que lhes permitam buscar a superação do racismo e
preconceito;
·
Proporcionar
aos alunos momentos de reflexão sobre a riqueza presente nas diferentes
culturas;
·
Desenvolver
a corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
·
Destacar
as diferentes formas de racismo e discriminação através do resgate da memória
cultural do povo negro;
·
Estimular
o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação;
·
Trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa,
para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos;
·
Elevar a autoestima dos alunos, respeitando seus talentos;
·
Sensibilizar todos os envolvidos quanto ao respeito às diferenças,
através de ações de valores;
·
Respeitar a cultura e manifestações dos negros;
·
Incentivar o bom relacionamento entre todos que integram a comunidade
escolar Nagib Miguel Elchmer.
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Este projeto acontecerá em seis
momentos:
1º Momento:
Introdução sobre o assunto para sensibilização com uma abordagem em sala de
aula por meio da música “Navio Negreiro”, da banda O Rappa e um trecho da
música, onde o professor Denis, tocando um tambor ou um Cajon entra cantando
e a professora Luciana entra na sequência fazendo uma segunda voz. Este é um
exercício de imaginação, de se colocar no lugar do outro, no caso, “o outro”
é um escravo. Depois deste exercício, os alunos produzem um relatório
comentando sobre as sensações que tiveram imaginando as cenas.
2º Momento:
Os alunos pesquisarão expressões racistas que se conotam como piada. Haverá
um momento de socialização dessas expressões e elaboração de palavras de
efeito desconstruindo a ideia.
3º Momento:
Pesquisa sobre grandes inventores da história da humanidade. Elaboração de
cartazes com cada inventor (nome, local de nascimento, a invenção etc.) que
leve o público a perceber que o que todas essas pessoas têm em comum é a cor
da pele, ou seja, são todos negros.
4º Momento:
Leitura e interpretação da música “Brasil com ‘P’”, do cantor de rap Goggi.
Este momento será a etapa de sensibilização para a elaboração de uma pesquisa
sobre os músicos e artistas negros que fizeram história no cenário cultural,
nacional e internacional.
5º Momento:
Vídeo: “Quanto vale ou é por quilo?”. Este vídeo faz uma analogia do tempo de
escravidão com os tempos atuais. É notável a preocupação em mostrar o quanto
a desigualdade, a corrupção, a falta de oportunidade e a sede pelo poder
sempre estiveram presentes no país e o quanto estes elementos podem afetar o
desenvolvimento do mesmo. Roda de conversa para estimular a reflexão entre os
alunos.
6º Momento:
Culminância.
A culminância
acontecerá com atividades rotativas: na área do jardim acontecerão três intervenções
artísticas representando a venda de escravos, a casa grande e a senzala (7ºA).
Em uma das salas de aula, ficarão expostas as pesquisas que os alunos farão
sobre os músicos e artistas negros que fizeram história no cenário cultural,
nacional e internacional (7ºB). Na entrada da escola (secretaria) ficarão
expostos os cartazes com os grandes inventores (7ºC). Na quadra, os alunos
irão cantar a música “Don’t worry, be happy”, do projeto Playing for Change
(6º anos). Os vídeos com as propagandas combatendo o racismo estarão sendo
projetados na sala de multiuso (8º anos). Exposição de um jornal mural com
notícias e relatos (7º ano). Elaboração de cartazes com frases de impacto
contra o racismo e preconceito (9º anos). Encenação do protesto por meio do
discurso do Martin Lutherking “Eu tenho um sonho” (9º anos). Peça curta sobre
o racismo institucional (9ºA). Intervenção artística com a atriz Tamires (9º
anos).
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CONTEÚDOS/HABILIDADES:
PROJETO
DE VIDA
HISTÓRIA
• Refletir
em relação ao início do racismo no Brasil;
• Reconhecer
a herança cultural dos negros;
• Refletir
e opinar sobre o papel do negro na formação da nação brasileira;
• Debater
temas como: Preconceito racial/ O processo de abolição;
• Apresentação
de figuras ilustres negras e mestiças da história brasileira passada e atual,
bem como de pessoas afro brasileiro do convívio dos alunos.
GEOGRAFIA
• Localizar
comunidades negras no Brasil;
• Formação
do povo brasileiro;
• As
migrações.
LÍNGUA
PORTUGUESA
·
Pesquisar
propagandas com negros;
·
Produzir
vídeos/comerciais/propagandas de combate ao racismo;
·
Leitura
e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito racial;
·
Leitura
de imagens: várias realidades vivenciadas por negros;
·
Literatura
escrita por pessoas negras;
·
Produção
de um jornal mural com relatos e notícias sobre preconceito.
INGLÊS
• Tradução
de trechos do discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Lutherking;
• Trabalhar
textos e músicas voltadas aos aspectos raciais;
·
Desenvolvimento de música com os alunos
tocando os instrumentos;
·
Produção de cartazes com palavras e
frases de impacto contra o racismo e preconceito.
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CRONOGRAMA:
1º
Momento: de 01 a 11 de outubro.
2º
Momento: de 16 a 19 de outubro.
3º
Momento: de 22 a 25 de outubro.
4º
Momento: de 29 de outubro a 01 de
novembro.
5º
Momento: de 05 a 09 de novembro.
Culminância: dia 04 de novembro.
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AVALIAÇÃO:
• Participação e envolvimento do aluno
nas discussões realizadas, realização de pesquisa, produção de anúncios e
cartazes, apresentação das intervenções artísticas etc.;
• Observação das ações e atitudes de
cada um frente às diversidades.
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REFERÊNCIAS:
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