PÚBLICO ALVO: 6º
e 9º ANOS
MULTIDISCIPLINAR
- ARTE
- HISTÓRIA
- LÍNGUA PORTUGUESA
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDO
- PROJETO DE VIDA
- PROTAGONISMO JUVENIL
- PALESTRANTES / PROFISSÕES
PROFESSORES ENVOLVIDOS:
- Admilson Germano
- Andrea Alevi
- Beatriz Cavalcanti
- Claudinei Souza
- Denis Mendes
- Flávia Andrade Fernandes
- Solange Oliveira
- Vagner
JUSTIFICATIVA:
Propiciar aos alunos contato com
as diferentes profissões, para perceberem a dignidade e importância de cada uma,
socializando suas preferências, expondo suas vontades e discutindo a necessidade
de estudar para alcançá-las. O
conhecimento, a compreensão da responsabilidade social e sua inserção no
mercado de trabalho, aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao
desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade. A Feira de Profissões
visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas
competências capacitando o jovem para o mundo das escolhas, prepará-los para os
avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as mais diversas
profissões.
Objetivo Geral:
·
Organizar um ciclo de palestras com diferentes
profissionais, para culminar em uma semana de profissões;
· Coletar e selecionar informações que possam
estimulá-los a refletir
sobre seu projeto de vida organizando-a mediante a vontade da maioria;
·
Criar
um roteiro de apresentações, conscientizando todos os envolvidos sobre o
assunto tratado e a sua importância na sua vida escolar;
· Levar o aluno a conhecer o perfil das mais
diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na
sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal.
Metodologia
·
Palestras com profissionais de áreas
diversificadas;
·
leitura compartilhada e grifo - textos do caderno do aluno sobre
profissões;
·
Pesquisas na sala de informática sobre a
profissão escolhida pelo aluno ,seguindo um roteiro pré-estabelecido;
·
Produção de um mural com as profissões
escolhidas pelos alunos
·
Linha do tempo com as profissões desde a década
1950;
·
Apresentação na semana de profissão.
LÍNGUA PORTUGUESA
ü
Identificar,
escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de
um ponto de vista;
ü
Reconhecer
e analisar texto de estrutura opinativa;
ü
Analisar
a norma-padrão em funcionamento no texto ;
ü
Realizar
apresentação oral adequada à situação de interlocução;
ü
Posicionar-se
como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor, escritor e
ator em uma dada realidade;
ü
Reformular
ideias, apresentando novos argumentos e exemplos;
ü
Utilizar
conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar
projeto coletivo;
ü
Fruir
esteticamente objetos culturais ;
PROTAGONISMO
ü
Compreender
aspectos culturais, econômicos e sociais;
ü
Identificar
direitos e deveres na Constituição Federal, Direitos Humanos que se aproximam do seu cotidiano;
HISTÓRIA
ü
Reconhecer
a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas
sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.
ü
Reconhecer
os principais elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e
globalização.
ü
Identificar
as principais tecnologias que caracterizam a vida cotidiana na sociedade
Contemporânea
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
ü
Selecionar
informações importantes para a apresentação, usando a técnica do grifo ;
ü
Pesquisa e elaboração de sínteses;
PROJETO
DE VIDA
ü
Aprender
a auto avaliar-se fazer planos, estabelecendo metas e compromissos pessoais e coletivos;
ü
Aprender
a expressar-se de maneira clara (oralmente e por escrito);
CONTEÚDOS
TRABALHADOS
ü
Estudo
de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos;
ü
Discurso
político: diferentes formas de representação;
ü
Estudo
de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos;
ü
Movimentos
sociais e culturais nas décadas de 1950, 1960 e 1970;
ü
Fim
da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial;
ü
Elaborar
um mural com as profissões trabalhadas;
ü
Trabalhar
a oralidade e a postura no contexto de grupo para a apresentação;
ü
Penso
em mim, penso em minha comunidade – repensar suas formas de participação na
comunidade;
ü
Seminário
sobre s profissões;
Recursos: Sala Multiuso, TV, DVD, informática,
papelaria em geral, parcerias externas.
Avaliação: Participação e envolvimento do aluno
nas discussões realizadas, apresentação de seminário, realização de pesquisa,
Cronograma: 3º
e 4º Bimestre
Sem comentários:
Enviar um comentário