PROJETO PROFISSÕES


YOUTUBER - ROMOLO CRICCA

CAMINHONEIRO - SÉRGIO

PSICÓLOGA -

PÚBLICO ALVO: 6º e 9º ANOS
MULTIDISCIPLINAR
  • ARTE
  • HISTÓRIA
  • LÍNGUA PORTUGUESA
  • ORIENTAÇÃO DE ESTUDO
  • PROJETO DE VIDA
  • PROTAGONISMO JUVENIL
  • PALESTRANTES / PROFISSÕES


PROFESSORES ENVOLVIDOS: 
  • Admilson Germano
  • Andrea Alevi
  • Beatriz Cavalcanti
  • Claudinei Souza
  • Denis Mendes
  • Flávia Andrade Fernandes
  • Solange Oliveira
  • Vagner


JUSTIFICATIVA:  
Propiciar aos alunos contato com as diferentes profissões, para perceberem a dignidade e importância de cada uma, socializando suas preferências, expondo suas vontades e discutindo a necessidade de estudar para alcançá-las.  O conhecimento, a compreensão da responsabilidade social e sua inserção no mercado de trabalho, aspectos a serem trabalhados na intenção de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade. A Feira de Profissões visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, a cooperação nas diversas competências capacitando o jovem para o mundo das escolhas, prepará-los para os avanços tecnológicos e a ampliação de conhecimento sobre as mais diversas profissões.

Objetivo Geral:
·         Organizar um ciclo de palestras com diferentes profissionais, para culminar em uma semana de profissões;
·       Coletar e selecionar informações que possam estimulá-los a refletir sobre seu projeto de vida organizando-a mediante a vontade da maioria;
·         Criar um roteiro de apresentações, conscientizando todos os envolvidos sobre o assunto tratado e a sua importância na sua vida escolar;
·      Levar o aluno a conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal.

Metodologia
·         Palestras com profissionais de áreas diversificadas;
·         leitura compartilhada e grifo   - textos do caderno do aluno sobre profissões;
·         Pesquisas na sala de informática sobre a profissão escolhida pelo aluno ,seguindo um roteiro pré-estabelecido;
·         Produção de um mural com as profissões escolhidas pelos alunos
·         Linha do tempo com as profissões desde a década 1950;
·         Apresentação na semana de profissão.



LÍNGUA PORTUGUESA
ü Identificar, escolher e classificar argumentos que sejam a favor ou contrários à defesa de um ponto de vista;
ü Reconhecer e analisar texto de estrutura opinativa;
ü Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto ;
ü Realizar apresentação oral adequada à situação de interlocução;
ü Posicionar-se como agente de ações que contribuam para sua formação como leitor, escritor e ator em uma dada realidade;
ü Reformular ideias, apresentando novos argumentos e exemplos;
ü Utilizar conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaborar projeto coletivo;
ü Fruir esteticamente objetos culturais ;          

PROTAGONISMO
ü Compreender aspectos culturais, econômicos e sociais;
ü Identificar direitos e deveres na Constituição Federal, Direitos Humanos  que se aproximam do seu cotidiano;

HISTÓRIA
ü Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.
ü Reconhecer os principais elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização.
ü Identificar as principais tecnologias que caracterizam a vida cotidiana na sociedade Contemporânea

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
ü Selecionar informações importantes para a apresentação, usando a técnica do  grifo ;                   
ü  Pesquisa e elaboração de sínteses;

PROJETO DE VIDA
ü Aprender a auto avaliar-se fazer planos, estabelecendo metas e compromissos pessoais e coletivos;
ü Aprender a expressar-se de maneira clara (oralmente e por escrito);
                    
 CONTEÚDOS TRABALHADOS

ü Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos;
ü Discurso político: diferentes formas de representação;
ü Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos;
ü Movimentos sociais e culturais nas décadas de 1950, 1960 e 1970;
ü Fim da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial;
ü Elaborar um mural com as profissões trabalhadas;
ü Trabalhar a oralidade e a postura no contexto de grupo para a apresentação;
ü Penso em mim, penso em minha comunidade – repensar suas formas de participação na comunidade;
ü  Seminário  sobre s profissões;


Recursos: Sala Multiuso, TV, DVD, informática, papelaria em geral, parcerias externas.
Avaliação: Participação e envolvimento do aluno nas discussões realizadas, apresentação de seminário, realização de pesquisa,
Cronograma: 3º  e 4º Bimestre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Handebol Bronze

 Parabéns!!