Projeto TIC's na Matemática


PROJETO TIC’s NA MATEMÁTICA

PÚBLICO ALVO
ü  Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
ü  Daniela Foresti
ü  Joelma Magalhães
ü  Lucilene Siqueira da Silva
ü  Selma Santos da Silva
Professores colaboradores: Luciane Gomes
JUSTIFICATIVA
O Projeto é um modelo valorizado como porta de entrada para que o aluno estimule sua autonomia no aprendizado através de recursos tecnológicos e interação com conteúdo aprendido dentro e fora da sala de aula convencional. A proposta tem como finalidade principal um aprendizado personalizado de acordo com habilidade de cada aluno, visando uma melhor aprendizagem ao aluno oferecendo possibilidades de interação e conhecimento prévio sobre conteúdos a serem ensinados.

OBJETIVO PRINCIPAL
Um ensino-aprendizagem personalizado, permitindo ao aluno possibilidades de interação através de plataformas de ensino e outros recursos tecnológicos disponíveis na escola, ativando seus conhecimentos prévios e interagindo com novas informações.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Desenvolver leitura e interpretação de enunciados envolvendo as habilidades matemáticas de cada aluno tornando-o protagonista e autônomo do aprendizado de forma personalizada.
DURAÇÃO
ü  O Ano letivo.
CONTEÚDOS
ü  Todo conteúdo de matemática da Base Nacional Comum – BNC do público alvo envolvido. (Anexo)
ETAPAS
1º Momento: Verificação de acesso à informática com alunos e pais através de pesquisa-questionário.
2º Momento: Convite para os alunos (8º e 9º anos) Criar e-mail e acesso no site Khan Academy, plataforma de aprendizagem, ação protagonista do aluno para participar do projeto.
Cadastro dos alunos dos 6º e 7º anos pelo Professor.
3º Momento: Elaboração da Sala de aula invertida na plataforma on line google Classroom para realização de exercícios e visualização de vídeos.
4º Momento: Divulgação e apresentação aos alunos envolvidos.
5º Momento: Desenvolvimento das atividades pelo aluno.
6º Momento: Acompanhamento do Professor das atividades desenvolvidas pelos alunos.
ü  As demais etapas acontecem de acordo com evolução de cada aluno, observados diariamente pelo Professor responsável no site e atividades entregues de acordo as habilidades desenvolvidas durante o processo de cada aluno.
RECURSOS
ü  Sala de informática;
ü  Sala multiuso;
ü  Atividades personalizadas impressas.
AVALIAÇÃO
ü  Participação nas atividades propostas online;
ü  Pontualidade na entrega de atividades propostas online;
ü  Avaliação de Aprendizagem de acordo com nível de desenvolvimento;
ü  Socialização.

Referência
BACICH, Lilian; NETO, Adolf Tanzi, TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Khan Academy: Repensando o papel do professor e as mudanças essenciais que ele experimenta. Disponível em https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido/lecture/iBNr1/repensando-o-papel-do-professor

Sem comentários:

Enviar um comentário

Handebol Bronze

 Parabéns!!