PROJETO TIC’s NA
MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO
ü
Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino
Fundamental II
PROFESSORES
RESPONSÁVEIS:
ü
Daniela Foresti
ü
Joelma Magalhães
ü
Lucilene Siqueira da Silva
ü
Selma Santos da Silva
Professores colaboradores:
Luciane Gomes
JUSTIFICATIVA
O Projeto é um modelo valorizado
como porta de entrada para que o aluno estimule sua autonomia no aprendizado
através de recursos tecnológicos e interação com conteúdo aprendido dentro e
fora da sala de aula convencional. A proposta tem como finalidade principal um
aprendizado personalizado de acordo com habilidade de cada aluno, visando uma
melhor aprendizagem ao aluno oferecendo possibilidades de interação e
conhecimento prévio sobre conteúdos a serem ensinados.
OBJETIVO
PRINCIPAL
Um ensino-aprendizagem personalizado, permitindo ao
aluno possibilidades de interação através de plataformas de ensino e outros
recursos tecnológicos disponíveis na escola, ativando seus conhecimentos
prévios e interagindo com novas informações.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Desenvolver leitura e interpretação de enunciados
envolvendo as habilidades matemáticas de cada aluno tornando-o protagonista e
autônomo do aprendizado de forma personalizada.
DURAÇÃO
ü
O Ano letivo.
CONTEÚDOS
ü
Todo conteúdo de matemática da Base Nacional
Comum – BNC do público alvo envolvido. (Anexo)
ETAPAS
1º Momento: Verificação de acesso à
informática com alunos e pais através de pesquisa-questionário.
2º Momento: Convite para os alunos (8º e 9º
anos) Criar e-mail e acesso no site Khan Academy, plataforma de aprendizagem,
ação protagonista do aluno para participar do projeto.
Cadastro dos alunos dos 6º e 7º anos pelo Professor.
3º Momento: Elaboração da Sala de aula
invertida na plataforma on line google
Classroom para realização de
exercícios e visualização de vídeos.
4º Momento: Divulgação e apresentação aos
alunos envolvidos.
5º Momento: Desenvolvimento das atividades
pelo aluno.
6º Momento: Acompanhamento do Professor das
atividades desenvolvidas pelos alunos.
ü As demais etapas acontecem de acordo com
evolução de cada aluno, observados diariamente pelo Professor responsável no
site e atividades entregues de acordo as habilidades desenvolvidas durante o
processo de cada aluno.
RECURSOS
ü Sala
de informática;
ü Sala
multiuso;
ü Atividades
personalizadas impressas.
AVALIAÇÃO
ü Participação
nas atividades propostas online;
ü Pontualidade
na entrega de atividades propostas online;
ü Avaliação
de Aprendizagem de acordo com nível de desenvolvimento;
ü Socialização.
Referência
BACICH, Lilian; NETO, Adolf Tanzi,
TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino
Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso,
2015.
Khan Academy: Repensando o papel do
professor e as mudanças essenciais que ele experimenta. Disponível em https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido/lecture/iBNr1/repensando-o-papel-do-professor
Sem comentários:
Enviar um comentário